// 7 benefícios para aumento da competitividade empresarial

Um dos principais benefícios da tecnologia para as empresas é o aumento da competitividade. À medida que se consegue, por meio de ferramentas tecnológicas como uma sistema de e-Procurement, ajustar seus processos tornando toda sua operação mais ágil, confiável e fácil, é possível ter uma empresa mais competitiva.

Assim funciona com as soluções de e-Procurement. Elas agilizam os processos de compras, ajudam a reduzir o tempo das atividades, facilitam auditorias, ajudam a baixar custos etc

Veja a seguir 7 benefícios de uma boa solução de E Procurement que estão diretamente relacionados com a competitividade empresarial:

i

Diminuição da burocracia com e-Procurement

Um departamento de compras não precisa consumir tanto papel e ser tão burocrático. As negociações, a documentação, o controle de estoque… Tudo isso pode estar a um clique, sem necessidade de buscar informações e papéis em cada departamento toda vez que necessitar sentar para conversar com um fornecedor ou definir um ganhador de uma cotação.

Ganho de tempo

Entre o reconhecimento da necessidade de um determinado produto ou serviço e o recebimento da ordem de compra pode-se demorar muito tempo, o que compromete as atividades das pessoas envolvidas naquela demanda. Isso também é problema de empresas que não contam com uma solução de e-Procurement.

A abertura do pedido de compra, a avaliação e a liberação da ordem de compra podem ser atividades organizadas em um workflow, ou seja, em uma sequência lógica de análise e aprovação que agilize o processo. Assim, quando o departamento de produção solicitar matéria-prima, o controller da empresa analisa e libera; se existe um contrato de fornecimento a mercadoria é comprada automaticamente; se não existe, os fornecedores escolhidos são acionados para participar da cotação – sem necessidade de negociações telefônicas ou longas reuniões.

Melhorias na comunicação interna e com os fornecedores

Quando se trata de boas negociações e solução de problemas como atrasos nas entregas, prazos de pagamento etc, é essencial ter um bom relacionamento com os fornecedores. Portanto, a comunicação também está ligada à competitividade.

Por meio do e-Procurement, é possível parametrizar o envio de e-mails com pedidos, além de gerar relatórios com o histórico de compras feitas com cada fornecedor, o que dá mais subsídios aos compradores na hora de negociar e criar parcerias favoráveis à empresa.

Diminuição de custos

Quando se trata de boas negociações e solução de problemas como atrasos nas entregas, prazos de pagamento etc, é essencial ter um bom relacionamento com os fornecedores. Portanto, a comunicação também está ligada à competitividade.

Por meio do e-Procurement, é possível parametrizar o envio de e-mails com pedidos, além de gerar relatórios com o histórico de compras feitas com cada fornecedor, o que dá mais subsídios aos compradores na hora de negociar e criar parcerias favoráveis à empresa.

Facilitação de auditorias e melhoria na transparência

O departamento de compras lida com custos que podem ser decisivos entre o lucro e o prejuízo para a empresa. Então, toda a transparência é pouco. Quando a controladoria precisar fazer uma análise mais criteriosa dos custos, por exemplo, ter uma ferramenta moderna com todos os dados devidamente armazenados e poder extrair dela relatórios detalhados e fáceis de entender, fará toda a diferença.

Melhorias na seleção de fornecedores

Como o e-Procurement ajuda a avaliar os fornecedores de acordo com parâmetros pré estabelecidos – que têm a ver com as exigências de qualidade, dentre outras – também é possível tornar a contratação dos fornecedores mais assertiva e benéfica para o negócio.

É possível, por exemplo, fazer a seleção das empresas fornecedoras por meio das famílias dos produtos vendidos e das informações baseadas nas experiência de fornecimentos (arquivo e análise do histórico de relacionamento por meio de relagórios gerenciais), dentre outras formas. O sistema também permite a a constante avaliação dos fornecedores baseada no desempenho deles no fornecimento/entrega da mercadoria, condições de pagamentos oferecidas, atendimento etc.

Melhorias nas decisões estratégicas

Uma ferramenta de e-Procurement evoluída possui uma solução de Business Intelligence que permite uma visão estratégica do departamento de compra, com métricas que ajudam, por exemplo, a analisar o desempenho do departamento e dos fornecedores, o valor de saving, dentre outras que facilitam aos gestores o planejamento e a tomada de decisões assertivas.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/e-procurement-ajuda-a-ganhar-competitividade/100085/

Posts Selecionados

Você consegue acompanhar seus pedidos de compra?  Univali é a 42ª maior organização de Santa Catarina Oito tendências de tecnologia e negócios para 2017

Mais vistos

Especialistas mais procurados durante a crise  A importância da função de compras nas organizações Processo de Follow up no sistema de compras

Receba notícias