// Idosos utilizam o Portal Idoso Empreendedor

O projeto SESC Idoso Empreendedor, que busca englobar o idoso como papel importante para impulsionar a inclusão social e desenvolver posições produtivas na sociedade, é realizado em 20 unidades operacionais do SESC Santa Catarina, na capital e interior do Estado, e soma mais de 600 idosos participantes, desde 2007. Através de uma rede social online, eles podem interagir e participar de atividades realizadas no Projeto SESC Idoso Empreendedor. A nova versão da plataforma foi lançada no início deste ano e desenvolvida pela Outplan Tecnologia. O sistema permite uma melhor interação por meio da informática, com conteúdo específico e de fácil entendimento.

O Portal SESC Idoso Empreendedor incentiva a participação efetiva dos idosos no mundo virtual, como articuladores e fomentadores de discussões online, além de contar com uma equipe técnica especializada. São diversas unidades operacionais em todo o Estado integradas por meio da plataforma tecnológica, entre elas, as de Blumenau, Brusque, Criciúma, Concórdia, Chapecó, Florianópolis (Estreito e Florianópolis), Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Xanxerê e no SESC Ler (Tijucas, Canoinhas e Caçador).

De acordo com o coordenador da área técnica de Trabalho Social com Grupos do SESC-SC, Rodrigo Sotomayor, a receptividade dos usuários ao novo modelo da rede foi positiva. “A versão antiga era um pouco confusa, de difícil absorção pelos usuários. A nova versão desenvolvida pela Outplan Tecnologia vai ao encontro da proposta do projeto, de fácil entendimento, didática e mais intuitiva”, explica.

A interação online por pessoas com mais de 60 anos é objeto de estudo em diferentes regiões do mundo. A organização Booktrust realizou pesquisa na Inglaterra que demonstra que 31% dos idosos entrevistados têm vontade de publicar contos na Internet e de se associar a clubes do livro, o que demonstra interesse e necessidade de incentivar a discussão por meio desse mecanismo. Outro estudo, dessa vez americano, realizado pela Associação Americana de Aposentados (AARP), revela que um terço das pessoas com mais de 75 anos vivem sozinhas nos Estados Unidos. Em contrapartida, outros Institutos investem mais de U$ 10 milhões em entender a neurociência e seus efeitos sobre o envelhecimento. O projeto SESC Idoso Empreendedor é uma das muitas atividades ligadas ao Trabalho Social com Idosos oferecidas pelo SESC que buscam melhor interação entre idosos e novas maneiras para expressarem suas opiniões e discutir com outras pessoas os assuntos do dia-a-dia, despontando para um processo permanente de construção da cidadania e despertar do protagonismo dos envolvidos.

Posts Selecionados

Você consegue acompanhar seus pedidos de compra?  Univali é a 42ª maior organização de Santa Catarina Oito tendências de tecnologia e negócios para 2017

Mais vistos

Especialistas mais procurados durante a crise  A importância da função de compras nas organizações Processo de Follow up no sistema de compras

Receba notícias