// Processo de Follow up no sistema de compras

Todo departamento de uma empresa precisa ser gerenciado e acompanhado para se obter organização, controle e eficiência das atividades.

E quando falamos em departamento de compras, não é diferente.

Afinal, é preciso manter um fluxo contínuo de mercadorias/produtos/matéria-prima, sempre fazendo o follow up de compras, para que todo o processo de produção e comercialização ocorra conforme o esperado.

O “follow-up” serve para avaliar, controlar e planejar toda tomada de decisão dentro do setor de compras. O Follow Up (abreviação FUP) é uma expressão em inglês que significa “acompanhar”, ou seja, é realizar o acompanhamento de determinada tarefa.

Realizar o acompanhamento na área de compras é, basicamente, verificar todos os processos que estão envolvidos dentro desta atividade, que vão desde o contato com fornecedores, até a entrega dos produtos.

O Follow Up de compras é uma tarefa fundamental dentro das empresas, pois, através deste acompanhamento, é possível manter o fluxo contínuo de mercadorias sem que haja atrasos, falta de determinado produto para a comercialização ou de matéria-prima para fabricação.

Como resultado, é possível dar continuidade aos processos para que eles sejam realizados da maneira mais eficiente para o negócio.

O processo de Follow Up pode ser realizado para prevenir ou corrigir atrasos nas entregas. O preventivo tem a finalidade de evitar os atrasos na entrega dos produtos e serviços, e o corretivo evita que atrasos já existentes sejam mais longos do que deveriam, evitando problemas no estoque da empresa.

Sabemos no entanto, que diversos processos devem ser realizados pelo setor de compras até que o produto ou matéria-prima adquirido sejam entregues à empresa.

Atualmente, boa parte desses processos podem ser automatizados por meio de ferramentas que facilitam a gestão e o acompanhamento das atividades de compras, como, por exemplo, o uso de um software de e-procurement.

Os softwares de e-procurement são plataformas que tem como objetivo auxiliar cada estágio do processo de compras, que vão desde a solicitação até o pagamento de fornecedores, totalmente integrado com os ERPs.

Assim, por meio desta ferramenta, o acompanhamento e o gerenciamento do setor de compras pode ser realizado de maneira mais eficiente, segura e rápida.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/follow-up-de-compras-como-fazer/100093/

Posts Selecionados

Você consegue acompanhar seus pedidos de compra?  Univali é a 42ª maior organização de Santa Catarina Oito tendências de tecnologia e negócios para 2017

Mais vistos

Especialistas mais procurados durante a crise  A importância da função de compras nas organizações Processo de Follow up no sistema de compras

Receba notícias